Nicarágua se prepara para chegada da tempestade Bonnie
1 de julho de 2022
A Associação Civil do Corpo de Bombeiros Voluntários e os Bombeiros Unidos da Nicarágua anunciaram ontem que há uma semana se preparam para chegada de um ciclone tropical - a ser nomeado Bonnie e que pode se transformar num furacão nas próximas horas - ao país entre hoje e amanhã. Segundos os órgãos, 2.466 profissionais, em 143 estações, estão em alerta em todo país.
Ramón Landero, chefe dos Bombeiros Unidos, disse que só na costa caribenha há 132 bombeiros treinados de prontidão em 12 estações. Ele também enfatizou que 25 veículos de emergência e um veículo de busca e salvamento “estão prontos para agir a qualquer momento.”
O ciclone deve atravessar todo centro-sul da Nicarágua e o norte da Costa Rica (veja trajetória aqui) com ventos sustentando que podem passar de 100km/h em algumas áreas mais próximas ao olho. O NHC dos Estados Unidos também emitiu um alerta para chuva forte nos dois países.
O sistema deve enfraquecer enquanto passa pela América Central, mas ao entrar no Oceano Pacífico, entre amanhã e domingo, voltará a ganhar força e afetará também as costas oeste de El Salvador, Guatemala e México.
Notícias Relacionadas
- Um mês depois, Honduras e Nicarágua ainda sofrem com estragos deixados pelos furacões Eta e Iota
- Venezuela observa "enfraquecimento" de potencial ciclone ao passar pelo Caribe
Fontes
- ((es)) Bomberos Unidos em programa de TV fornecendo recomendações — Direcção Geral de Bombeiros - Nicarágua, 30 de junho de 2022
- ((es)) Potential Tropical Cyclone Two Intermediate Advisory Number 13A — NHC, 30 de junho de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |