Venezuela observa "enfraquecimento" de potencial ciclone ao passar pelo Caribe

Fonte: Wikinotícias
O fenômeno ao norte da Venezuela

29 de junho de 2022

link=mailto:?subject=Venezuela%20observa%20"enfraquecimento"%20de%20potencial%20ciclone%20ao%20passar%20pelo%20Caribe%20–%20Wikinotícias&body=Venezuela%20observa%20"enfraquecimento"%20de%20potencial%20ciclone%20ao%20passar%20pelo%20Caribe:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Venezuela_observa_%22enfraquecimento%22_de_potencial_ciclone_ao_passar_pelo_Caribe%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

link=mailto:?subject=Venezuela%20observa%20"enfraquecimento"%20de%20potencial%20ciclone%20ao%20passar%20pelo%20Caribe%20–%20Wikinotícias&body=Venezuela%20observa%20"enfraquecimento"%20de%20potencial%20ciclone%20ao%20passar%20pelo%20Caribe:%0Ahttps://pt.wikinews.org/wiki/Venezuela_observa_%22enfraquecimento%22_de_potencial_ciclone_ao_passar_pelo_Caribe%0A%0ADe%20Wikinotícias Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O governo venezuelano informou nesta quarta-feira que está observando um “enfraquecimento” do potencial ciclone tropical que percorre suas costas, horas depois que o fenômeno meteorológico atingiu as regiões orientais do país.

“O sistema de prevenção e gestão de riscos da Venezuela informa à população que após a passagem do potencial ciclone tropical sobre Trinidad e Tobago. Diminuiu sua intensidade e causou seu enfraquecimento”, postou Remigio Ceballo, Ministro do Interior e da Justiça, em sua conta no Twitter.

Segundo o responsável venezuelano, o potencial ciclone enfraqueceu devido ao “aumento da pressão atmosférica” e provocou ventos de 65 quilómetros por hora “com rajadas muito fortes”. Está se movendo para o oeste da Venezuela com uma velocidade de 48 quilômetros por hora, especificou.

As medidas anunciadas na terça-feira pelo presidente Nicolás Maduro e sua vice-presidente Delcy Rodríguez continuam em vigor, incluindo a suspensão das aulas por dois dias e a proibição de viagens nos estados afetados.

Ceballos também relatou a existência de “precipitação intermitente” ao passar pelo leste e norte do país. “Esperam-se condições de tempestade tropical em algum lugar dentro da área de alerta” durante as próximas 36 horas, incluindo Isla de Margarita, Coche, Cubagua e toda a costa, desde Paraguaná, em Falcón, até a fronteira com a Colômbia, em Zulia, acrescentou.

Cidadãos no estado de Sucre, no leste do país, relataram que na madrugada de quarta-feira houve apenas chuvas esparsas. “Neste momento, o sol está brilhando”, disse um morador da cidade de Cumaná, aliviado.

Gensy Reyes, que trabalha como transportadora turística na ilha de Margarita, comentou que havia más expectativas devido à chegada do potencial ciclone tropical, embora, em vez disso, tenha sido experimentado um "sol radiante" na manhã de quarta-feira.

“Estávamos esperando que na noite (de terça-feira) ou na manhã (de quarta-feira) chovesse forte, mas, olha, graças à Virgen del Valle, este amanheceu ensolarado, não choveu a noite toda. Tudo está calmo. Não há nenhum tipo de inundação, mas sim sol radiante”, descreveu.

Fontes