Nicarágua: governo Daniel Ortega fecha 27 universidades em dois anos e meio

Fonte: Wikinotícias

16 de agosto de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

A Universidade Centro-Americana (UCA) da Nicarágua anunciou na hoje a suspensão de todas as suas atividades acadêmicas e administrativas, depois que um juiz de Manágua notificou a apreensão de todos os seus imóveis, bem como de seus "produtos financeiros". Em comunicado enviado por correio à comunidade estudantil, a UCA, dirigida por jesuítas, indicou que responde a acusações "infundadas" da justiça nicaraguense que acusa a instituição de ter funcionado como "um centro de terrorismo, organizador de grupos criminosos".

A Universidade, que foi um reduto durante os protestos contra o presidente Daniel Ortega em 2018, indicou que o prédio ficará a dispor "do Estado da Nicarágua". "La Universidad Centroamericana (UCA) agradece a confiança dos estudantes, docentes, pessoal administrativo e da sociedade nicaraguenses que se identifica com os princípios e valores da alma mater", diz a universidade de mais de 60 anos de história.

Alunos na incerteza

A medida da justiça da Nicarágua deixa cerca de 9.500 alunos de graduação e pós-graduação no limbo, de acordo com o site da UCA. "Eu estava praticamente terminando minha graduação e isso torna tudo mais frustrante. Não tenho ideia do que vai acontecer agora com minha educação. Espero até conseguir esses documentos para não acabar no ar", disse para a VOA um jovem estudante de Comunicação Social que pediu para não ser identificado. "Provavelmente vou procurar uma maneira de deixar o país porque minha carreira na UCA foi a última coisa que me manteve na Nicarágua".

Ortega cancelou a licença de cerca de 27 universidades nos últimos dois anos e meio. Destas, doze foram confiscadas.

Muitos acadêmicos dizem que a UCA é a universidade mais importante do país que foi cancelada e temem que a medida afete os jovens, que ficam com poucas opções para continuar seus estudos.

A Universidade Centro-Americana é a primeira universidade privada criada na América Central. Foi fundada pela Companhia de Jesus em 1960 como uma instituição educacional sem fins lucrativos. O governo Ortega retirou gradualmente o apoio a UCA desde 2018, quando o apoio de 6% estipulado na Constituição da Nicarágua para as universidades foi retirado e o centro educacional foi retirado do Conselho Nacional de Universidades.

O governo Ortega não se pronunciou medida até o momento.

Fontes