Navio de caridade espanhol dirige-se a Gaza
13 de março de 2024
Um navio de caridade espanhol transportando 200 toneladas de ajuda alimentar humanitária partiu de Chipre para Gaza na terça-feira, no mais recente esforço para alimentar dezenas de milhares de palestinos famintos enquanto os combates entre Israel e militantes do Hamas continuam.
A comida, recolhida pela World Central Kitchen, instituição de caridade fundada pelo famoso chef Jose Andres, estava numa barcaça rebocada por um navio pertencente ao grupo de ajuda espanhol Open Arms e dirigia-se para um local não revelado na costa de Gaza. A viagem de 400 quilômetros deveria durar de dois a três dias.
Um segundo navio estava sendo carregado em Chipre para em breve fazer a mesma viagem para ajudar os palestinos sitiados, disse o ministro das Relações Exteriores cipriota, Constantinos Kombos, à rádio estatal.
Falando mais tarde em Beirute, Kombos disse: “Estamos trabalhando para a chegada segura do primeiro carregamento e depois para a distribuição segura”.
"Se tudo correr conforme o planejado... já implementamos o mecanismo para uma segunda carga, muito maior, e então trabalharemos para tornar este exercício mais sistemático e com maiores volumes", disse ele.
Andres disse que embora não houvesse certeza de que a entrega de alimentos seria bem-sucedida, “o maior fracasso será não tentar”.
“Poderíamos trazer milhões de refeições por dia”, disse Andres. “A população do norte [em Gaza] será alimentada!”
Os militares dos EUA enviaram um navio para o Mediterrâneo para construir um cais temporário na costa de Gaza para permitir a passagem de mais camiões de ajuda, mas dizem que o cais pode levar dois meses a ser concluído.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Spanish Aid Ship Headed to Gaza to Feed Famished Palestinians — VOA News, 12 de março de 2024