Autoridade Palestina suspende transmissões da Al Jazeera
2 de janeiro de 2025
A Autoridade Palestina suspendeu temporariamente na quarta-feira as transmissões da Al Jazeera nos territórios palestinos, de acordo com relatos da mídia.
Um comité ministerial suspendeu as operações da emissora devido ao que descreveu como a transmissão de “material incitante e reportagens que enganavam e provocavam conflitos” nos territórios. A comissão incluiu os ministérios da Cultura, do Interior e das Comunicações.
A Al Jazeera, de propriedade do Catar, foi criticada na semana passada pela Autoridade Palestina por sua cobertura do impasse de semanas entre as forças de segurança palestinas e combatentes militantes no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada.
A Fatah, a facção política que controla a Autoridade Palestiniana, disse que a emissora estava a promover a divisão na “nossa pátria árabe em geral e na Palestina em particular”. Encorajou os palestinos a não cooperarem com a rede.
Na semana passada, a Al Jazeera condenou o que descreveu como uma “campanha de incitamento” iniciada pela Fatah contra a Al Jazeera e os seus repórteres devido à cobertura dos confrontos entre as forças de segurança palestinianas e combatentes militantes em Jenin.
“A Al Jazeera manteve com sucesso o seu profissionalismo ao longo da cobertura dos acontecimentos em Jenin”, disse a Al Jazeera no comunicado.
Não se espera que a decisão da Autoridade Palestiniana de suspender a Al Jazeera seja implementada em Gaza controlada pelo Hamas, onde a Autoridade Palestiniana com sede em Ramallah não exerce o poder.
A Al Jazeera não respondeu imediatamente ao e-mail da VOA solicitando comentários.
Esta suspensão é o mais recente de vários desafios recentes que a Al Jazeera enfrentou na Cisjordânia ocupada e em Israel.
Em Setembro de 2024, soldados israelitas invadiram o escritório da Al Jazeera em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, e ordenaram que o gabinete encerrasse as operações.
E em Maio de 2024, o governo israelita encerrou a Al Jazeera em Israel por questões de segurança nacional.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) Abeer Salman, Hira Humayun e Kareem El Damanhoury. Palestinian Authority freezes Al Jazeera operations in the West Bank — CNN, 1 de janeiro de 2025
- ((en)) Palestinian Authority takes Al Jazeera off air after coverage of Jenin clashes — France24, 1 de janeiro de 2025
- ((en)) Liam Scott. Palestinian Authority suspends Al Jazeera broadcasts — VOA News, 1 de janeiro de 2025 Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA.