NASA declara escavadeira enviada a Marte inútil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

16 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A NASA declarou quinta-feira que sua escavadeira enviada a Marte é inútil porque não atingiu profundidade suficiente no planeta vermelho para medir sua temperatura.

Cientistas alemães passaram dois anos tentando fazer com que o termômetro penetrasse na crosta marciana. Mas o dispositivo de 40 centímetros (16 polegadas) de comprimento que faz parte da sonda InSight da NASA foi incapaz de gerar atrito suficiente no solo marciano. Ele deveria penetrar 5 metros (16 pés) abaixo do solo, mas só conseguiu cerca de meio metro.

Depois de uma última tentativa fracassada no fim de semana, em que desferiu 500 golpes, a equipe decidiu desistir da missão.

"Demos tudo, mas Marte e nossa toupeira heróica continuam incompatíveis", disse o cientista-chefe do experimento, Tilman Spohn, da Agência Espacial Alemã.

O desenho do perfurador foi baseado em solo marciano examinado por sondas anteriores. O sismógrafo francês registrou quase 500 tremores marcianos, e a estação meteorológica da sonda fornece relatórios diários.

Na terça-feira, a temperatura mais alta atingiu 8 graus Celsius negativos (17 graus Fahrenheit) e a mais baixa –49º C (–56º F), perto do equador marciano. A sonda irá durar até o final de 2022. O InSight pousou em Marte em novembro de 2018.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit