NASA concede contrato de segunda sonda lunar à Blue Origin

Fonte: Wikinotícias

20 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência espacial norte-americana NASA anunciou na sexta-feira que concedeu à empresa aeroespacial Blue Origin, de propriedade de Jeff Bezos, um contrato para construir um segundo módulo lunar para a missão lunar Artemis V, com o objetivo de pousar uma tripulação na lua até 2029.

Em uma coletiva de imprensa em Washington, o administrador da NASA, Bill Nelson, disse que, sob o contrato de US$ 3,4 bilhões, a Blue Origin projetará, desenvolverá, testará e verificará seu módulo de pouso Blue Moon para atender aos requisitos do sistema de pouso humano da NASA para expedições recorrentes de astronautas à superfície lunar, incluindo acoplagem com Gateway, uma estação espacial onde as tripulações serão transferidas em órbita lunar.

Dois anos atrás, a Blue Origin fez uma oferta no contrato que a NASA concedeu à empresa SpaceX, de propriedade de Elon Musk, para construir o sistema inicial de pouso humano da NASA para ser usado nas missões Artemis III e Artemis IV da agência. Em um comunicado, a agência disse que também instruiu a SpaceX a evoluir seu design para atender aos requisitos de exploração sustentável na lua.

Sob seu contrato, a Blue Origin construirá um módulo de pouso que atende aos mesmos requisitos sustentáveis, incluindo capacidade para uma tripulação maior, missões mais longas e entrega de mais massa à lua. Funcionários da NASA disseram que o programa é um passo importante em direção ao seu objetivo de estabelecer "uma cadência regular" de missões à lua.

E, disse a NASA, essa abordagem competitiva, usando vários fornecedores, impulsiona a inovação, reduz os custos e investe em capacidades comerciais que promoverão "uma economia lunar".

Nelson disse na sexta-feira: "Estamos na era de ouro do voo espacial humano, que é possível graças às parcerias comerciais e internacionais da NASA. Juntos, estamos fazendo um investimento na infraestrutura que abrirá o caminho para o pouso dos primeiros astronautas em Marte."

A agência disse que o projeto Artemis V é o próximo passo de estabelecimento de uma base na lua para apoiar missões complexas recorrentes que levariam, eventualmente, à exploração da lua a Marte.

Fontes