Multas dos EUA atingem ações de banco paquistanês em Nova York

Fonte: Wikinotícias

26 de fevereiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os reguladores financeiros dos EUA multaram a filial de Nova York do Banco Nacional do Paquistão (NBP) em mais de US$ 55 milhões por violações contra lavagem de dinheiro e deficiências de conformidade.

As multas do Federal Reserve Board e do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) levaram a uma queda de 7% nas ações da NBP na sexta-feira.

As “operações bancárias do NBP não mantiveram um programa de gerenciamento de risco eficaz ou controles suficientes para cumprir as leis antilavagem de dinheiro”, disse o Federal Reserve Board dos EUA em comunicado na quinta-feira.

As autoridades paquistanesas disseram que as multas foram acordadas por meio de um acordo com os reguladores dos EUA e que não houve “conduta dolosa” na filial da NBP em Nova York.

O governo do Paquistão possui mais de 75% do NBP.

Em junho de 2018, a Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI), com sede em Paris, um órgão de vigilância internacional contra a lavagem de dinheiro, colocou o Paquistão em sua “lista cinza” devido a preocupações de que o país não estivesse fazendo o suficiente para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Espera-se que o governo paquistanês informe o GAFI em fevereiro de 2022 sobre seu progresso no combate às brechas financeiras que beneficiam grupos terroristas.

Preocupações com o terrorismo

Os serviços militares e de inteligência do Paquistão há muito são acusados ​​de manter ligações e usar grupos terroristas para promover objetivos estratégicos nos vizinhos Índia e Afeganistão.

“No centro dessas penalidades de lavagem de dinheiro estão sérias preocupações sobre o repetido descumprimento do financiamento do terrorismo permitido pelas entidades estatais do Paquistão”, disse Javid Ahmad, membro sênior do Atlantic Council.

“É um tapa no pulso, mas o Paquistão, como uma corporação, tem certas obrigações financeiras com sua elaborada rede de acionistas militantes, então encontrará outras maneiras criativas, como o uso de criptos para burlar bancos e permanecer semi-complacente com [o] Regime AML”, acrescentou.

As autoridades paquistanesas negam qualquer envolvimento com terrorismo e afirmam que o país sofreu imensamente com ataques terroristas nas últimas duas décadas.

“O Paquistão fez progressos limitados nos aspectos mais difíceis de seu Plano de Ação Nacional de 2015 para combater o terrorismo, especificamente em sua promessa de desmantelar todas as organizações terroristas sem demora ou discriminação”, disse o Departamento de Estado dos EUA em seu Relatório Nacional sobre Terrorismo de 2020.

Fontes