Morte de Ted Kennedy é sentida entre cabo-verdianos

Fonte: Wikinotícias
Edward Kennedy.

26 de agosto de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Entre a comunidade cabo-verdiana radicada na região dos Estados da Nova Inglaterra, a morte do senador Edward Kennedy foi bastante lamentada, suscitando igualmente reacções de consternação.

Das opiniões recolhidas a propósito, pelo nosso colega Nelson Herbert, o denominador comum assenta-se na importância daquele influente legislador norte-americano, na consolidação dos laços históricos e de cooperação entre Cabo Verde, a sua gigantesca comunidade radicada na região dos Estados da Nova e os Estados Unidos da América.

Fátima Veiga, embaixadora de Cabo-Verde aqui em Washington enaltece inclusive o papel daquele influente senador americano na defesa e na promoção dos interesses do arquipélago, junto dos centros de decisão da política americana. (Ouça a embaixadora Veiga)

Na cidade de Pawtucket, estado de Rhode Island, um outro estado de forte concentração de comunidades cabo-verdianas, também na costa leste dos Estados Unidos, o Nelson Herbert ouviu a propósito Jean Phillipe Barros vereador de origem cabo-verdiana daquela municipalidade americana.


Bem primeiro que tudo, temos que reconhecer o quão consternados todos nós estamos com a perca de alguém que foi o campeão de muitas das causas que nos são próximas. A conexão da família Kennedy, particularmente o seu filho que vive aqui em Rhode Island e que é deputado estadual resume-se numa só palavra ao seu engajamento com a nossa comunidade e a causa dos cabo-verdianos-americanos. Portanto a perda do seu pai, não deixa de ser sentida e lamentada aqui nesta região.

Idêntica percepção tem Isidoro Ramos, politico de ascendência cabo-verdiano e ex- presidente da Câmara Municipal da Cidade de East Providence, em Rhode Island.


Conheci o senador Edward Kennedy, há uns dois ou três anos, num evento aqui em East Providence, dedicado às pessoas da terceira idade. Na altura eu era o presidente da Câmara Municipal de East Providence. Tal como ele, o seu filho, Patrick Kennedy é também um influente activista da causa dos cabo-verdianos aqui no estado de Rhode Island e a mesma postura foi sempre adoptada por Edward Kennedy, no estado de Massachusetts. Portanto estamos aqui perante a perda de um homem que muita falta vai fazer à comunidade cabo-verdiana.

Até ao momento ainda não há quaisquer informação sobre quando terá lugar o funeral do senador Kennedy.

Fontes