Morte de Maradona pode desencadear batalha por sua fortuna
30 de novembro de 2020
A turbulenta vida privada de Diego Maradona, com seus relacionamentos complicados e processos de paternidade, sugere que a distribuição de sua herança será uma tarefa complexa para os advogados que se preparam para uma série de reivindicações de menores, incluindo aqueles reconhecidos como seu e aqueles que ele não reconheceu.
“Vai haver uma grande briga. Ele não deixou testamento”, disse uma fonte próxima à família que não quis se identificar.
Maradona ganhou e esbanjou milhões durante os anos no auge de sua fama em Barcelona, Nápoles e Argentina, e também fez alguns investimentos inteligentes. Alguns relatórios que circularam desde sua morte estimam sua fortuna em cerca de US$ 90 milhões.
Irritado com uma disputa com sua filha Giannina no ano passado, ameaçou doar toda a sua fortuna, incluindo propriedades, carros de luxo e contratos de patrocínio, para instituições de caridade.
“Sei que agora, à medida que envelhecemos, as pessoas se preocupam mais com o que você está deixando para trás do que com o que está fazendo. E eu digo a eles que não vou deixar nada para eles, que vou doar tudo. Tudo o que tenho na vida, vou doar” —Maradona
Segundo a lei argentina, no entanto, as pessoas só podem doar um quinto de seus ativos. Pelo menos dois terços devem ser deixados para a esposa ou filhos do falecido.
Gianinna, 31, gerou polêmica ao acusar os companheiros da figura internacional de não cuidarem bem dele, o que parece ser um tema recorrente em seu relacionamento.
Pai e filha se reconciliaram para seu 60º aniversário em outubro, com Gianinna elogiando-o em uma série de mensagens afetuosas postadas nas redes sociais com sua irmã Dalma.
“Ele é meu grande exemplo de tudo que deve ser feito e das coisas que não deve ser feito. Eu o admirei, ontem, hoje e sempre. Ele me ensinou a perdoar”, escreveu Gianinna.
Laços complexos
Claudia Villafane foi o amor da juventude de Maradona desde os 15 anos. Ela era sua única esposa e eles se divorciaram em 2003. Suas duas filhas, Dalma (33 anos) e Gianinna (31 anos), foram as únicas crianças que ele reconheceu por muitos anos.
Mas havia outros, gerando a piada de que Maradona tinha criado seu próprio time de futebol. Isso ameaça a tarefa de distribuir sua herança, uma tarefa complicada para seu advogado Matías Morla.
O ícone do futebol foi forçado a reconhecer três outras crianças ao longo dos anos, incluindo Diego Junior, nascido alguns meses antes de Dalma.
Concebido pela cantora italiana Cristiana Sinagra e nascido em 1986, meses antes de capitanear seu time até a glória na Copa do Mundo do México, Maradona demorou 29 anos para reconhecer sua paternidade. Doente com COVID-19, Diego Junior não pôde viajar da Itália para o funeral de seu pai.
Em 2008, a lenda do futebol reconheceu Jana, nascida em 1986, filha de Valeria Sabalain, a ex-namorada de quem Maradona era mais próximo durante os últimos meses de sua vida.
Outro filho, Diego Ojeda, nasceu em 2013 de seu relacionamento com sua ex-namorada Verónica Ojeda.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
La muerte de Maradona podría desatar batalla familiar por su fortuna— Voz da América, 30 de novembro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|