Morre físico brasileiro César Lattes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

9 de março de 2005

Brasil —

Faleceu às 15h40 de 08 de março de 2005, terça-feira, o físico brasileiro Cesare Mansueto Giulio Lattes, 80 anos, mais conhecido como César Lattes. Ele morreu devido a uma parada cardiorespiratória no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no distrito de Barão Geraldo na cidade de Campinas.

Lattes foi o responsável pela descoberta, em 1947, da partícula sub-atômica denominada méson-pi, num trabalho feito em colaboração com Giuseppe Occhialini e Cecil Powell. Este trabalho foi importante para a compreensão da estrutura sub-atômica do átomo.

O físico brasileiro nasceu em Curitiba, no Paraná em 11 de julho de 1924. Ele viveu durante os seus últimos 30 anos no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, estado de São Paulo. Ele trabalhou na Unicamp e foi o fundador do Departamento de Raios Cósmicos do Instituto de Física "Gleb Wataghin" dessa universidade.

Fontes

Referências

  • Cesar Lattes, H. Muirhead, G. P. S. Occhialini and C. F. Powell . ( May 24, 1947). Processes involving charged mesons, Nature, 159: 694-7.