Morre cantor Moraes Moreira

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

13 de abril de 2020

Moraes Moreira em 2010 (Foto: Garapa)

O cantor baiano Moraes Moreira morreu esta manhã no Rio de Janeiro devido a um infarto. Ele morava sozinho num apartamento no bairro Gávea, onde o corpo foi encontrado pela empregada quando esta chegou ao local para trabalhar.

Moreira tinha 72 anos e os locais do velório e do enterro não foram divulgados para evitar a aglomeração de pessoas, o que é proibido em decreto estadual devido à pandemia de Covid-19.

Carreira

Moraes Moreira começou tocando sanfona e violão em festas na cidade de Ituaçu, Bahia, onde nasceu. Aos 19 foi para Salvador onde começou a estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia. Foi lá que conheceu Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Tom Zé, com os quais formou o grupo Novos Baianos, ao qual depois se juntaram Baby Consuelo e Pepeu Gomes.

O Novos Baianos começou a ter sucesso em 1969, quando participaram do Festival da Música Popular Brasileira na TV com a música “De Vera”, de Moreira e Galvão. No ano seguinte, o grupo lançou seu disco de estreia, “Ferro na Boneca”. O grande sucesso do grupo viria, no entanto, somente em 1972, com o álbum “Acabou Chorare”, que trazia músicas como “Brasil Pandeiro”, “Mistério do Planeta”, “A Menina Dança” e “Besta é Tu”, além de “Preta Pretinha”.

Moraes Moreira deixou o grupo em 1975 e partiu para a carreira solo. Desde então lançou mais de 20 discos, tendo se destacado como o primeiro cantor de trio elétrico, cantando no Trio de Dodô e Osmar. Entre seus sucessos estão "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica" e "Bloco do Prazer".

Fontes

Moraes Moreira morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro, G1, 13 de abril de 2020.

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com