Morre aos 74 anos, o criador do e-mail, o americano Ray Tomlinson

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário

6 de março de 2016

Raymond Samuel Tomlinson, conhecido comummente como Ray Tomlinson, mais conhecido por ter sido o criador do e-mail (electronic mail), também conhecido como "correio eletrônico"/electrónico em português, morreu ontem no sábado, dia 5 de março.

Vinton Cert foi quem deu divulgação da morte de Ray por diversas redes sociais. Segundo Cert, o infarto miocárdio (ataque cardíaco) foi a causa da morte de Ray Tomlinson.

Raymond nasceu em 1941, estudou no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), logo de ter-se graduado começa a trabalhar com ARPANET, onde tempo depois desenvolveu o correio electrónico, o e-mail.

Em 1971, Ray trabalhou na Bolt, Beranek e Newman. BBN tem participado na criação da Arpanet, uma das primeiras versões do Internet. Nesse ano, enviou a primeira letra para outro computador em uma rede da ARPANET. Ele introduziu no uso do símbolo @ (arroba), que é usado para separar o nome do usuário a partir do nome de domínio. Tomlinson falou de suas primeiras letras:

Esta mensagem de teste era totalmente esquecível para que eu esquecer. O mais provável é a primeira mensagem ser QWERTYUIOP ou algo similar.

Ray Tomlinson

Ele desenvolveu um sintetizador híbrido de voz analógico-digital. Desenvolveu software TENEX, que permite os computadores para trocar mensagens de texto. Além disso, ele desenvolveu programa CPYNET que lhe permite transferir arquivos e mantê-los seguros.

Em 2009, Tomlinson recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria "Investigação Científica e Técnica", junto a Martin Cooper por sua aportação ao desenvolvimento do correio electrónico e da telefonia móvel/telemóvel.

Em 2012, o criador do endereço de e-mail foi incluído no Hall da Fama da Internet na categoria "inovadores".

Reacções

Após Vinton Cert divulgar a notícia da morte de Ray Tomlinson por diversas redes sociais, quase de imediato, provocou inúmeras reações de usuários e de empresas. O Google Gmail respondeu pelo Twitter sobre a morte de Ray:

Obrigado, Ray Tomlinson, para a invenção do e-mail e o símbolo @. #RIP

Twitter do Google Gmail

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati