Morre aos 74 anos, o criador do e-mail, o americano Ray Tomlinson

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal Obituário
Outras notícias sobre obituário

6 de março de 2016

Raymond Samuel Tomlinson, conhecido comummente como Ray Tomlinson, mais conhecido por ter sido o criador do e-mail (electronic mail), também conhecido como "correio eletrônico"/electrónico em português, morreu ontem no sábado, dia 5 de março.

Vinton Cert foi quem deu divulgação da morte de Ray por diversas redes sociais. Segundo Cert, o infarto miocárdio (ataque cardíaco) foi a causa da morte de Ray Tomlinson.

Raymond nasceu em 1941, estudou no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), logo de ter-se graduado começa a trabalhar com ARPANET, onde tempo depois desenvolveu o correio electrónico, o e-mail.

Em 1971, Ray trabalhou na Bolt, Beranek e Newman. BBN tem participado na criação da Arpanet, uma das primeiras versões do Internet. Nesse ano, enviou a primeira letra para outro computador em uma rede da ARPANET. Ele introduziu no uso do símbolo @ (arroba), que é usado para separar o nome do usuário a partir do nome de domínio. Tomlinson falou de suas primeiras letras:

Esta mensagem de teste era totalmente esquecível para que eu esquecer. O mais provável é a primeira mensagem ser QWERTYUIOP ou algo similar.

Ray Tomlinson

Ele desenvolveu um sintetizador híbrido de voz analógico-digital. Desenvolveu software TENEX, que permite os computadores para trocar mensagens de texto. Além disso, ele desenvolveu programa CPYNET que lhe permite transferir arquivos e mantê-los seguros.

Em 2009, Tomlinson recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias na categoria "Investigação Científica e Técnica", junto a Martin Cooper por sua aportação ao desenvolvimento do correio electrónico e da telefonia móvel/telemóvel.

Em 2012, o criador do endereço de e-mail foi incluído no Hall da Fama da Internet na categoria "inovadores".

Reacções

Após Vinton Cert divulgar a notícia da morte de Ray Tomlinson por diversas redes sociais, quase de imediato, provocou inúmeras reações de usuários e de empresas. O Google Gmail respondeu pelo Twitter sobre a morte de Ray:

Obrigado, Ray Tomlinson, para a invenção do e-mail e o símbolo @. #RIP

Twitter do Google Gmail

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com