Morre aos 66 anos, o ex-comandante do IRA, McGuinness, que negociou a paz na Irlanda do Norte

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

21 de março de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e antigo comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA), Martin McGuinness, morreu aos 66 anos, segundo comunicado de hoje (21) do partido republicano Sinn Féin. McGuinness teve uma amiloidose, uma doença degenerativa que afetou seu coração.

"É com profundo pesar e tristeza que ficamos sabendo da morte do nosso amigo e camarada Martin McGuinness, que faleceu na madrugada em Derry (Irlanda do Norte). Deixará muitas saudades em todos os que os conheceram", diz a nota.

O dirigente histórico renunciou no início de janeiro ao seu posto no governo autônomo de poder compartilhado entre protestantes e católicos, o que provocou a queda do Executivo e obrigou Londres a convocar eleições regionais no dia 2 de março. A doença o levou a deixar também a política, pouco depois de abandonar o cargo.

O presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, destacou a "determinação, dignidade e humildade" mostradas por McGuinness "durante toda sua vida", qualidades que manteve "neste breve período de enfermidade".

"Era um apaixonado republicano que trabalhou incansavelmente pela paz e a reconciliação e pela reunificação de seu país", afirmou Adams, amigo pessoal e companheiro de McGuinness durante o conflito na província britânica.

Juntos, Adams e McGuinness levaram o IRA ao desarmamento e ao fim da violência e iniciar um exitoso processo de paz, que culminou com a formação do governo compartilhado em 1988.

Fontes