Morre Jaafar Nimeiri, antigo presidente do Sudão
31 de maio de 2009
Cartum, Sudão — Morreu ontem aos 79 anos, Jaafar Nimeiri, presidente do Sudão entre maio de 1969 a abril de 1985, na capital do país, devido a problemas cardíacos.
Estávamos esperando isto há um tempo, após uma longa doença. Hoje morreu.
Magdi Abdel Aziz, porta-voz da presidência sudanesa
Nimeiri chegou ao poder depois de derrubar Ismail al-Azhari, pondo fim os cinco anos de corrupção, até ser derrubado pelo general Abdel Rahman Swar al-Dahab, após uma onda de protestos contra o governo, quando fugiu ao Egito, onde conseguiu asilo político, permanecendo até 2000, quando voltou ao Sudão e à política.
Inicialmente o governo de Nimeiri era muito similar ao presidente egípcio Gamal Abdel Nasser, que mais tarde em um governo direitista com passar dos anos, tanto assim que se aliou com os Estados Unidos. A partir de 1983, impôs a sharia, a lei islâmica, no país, o que conduziu a guerra civil que terminou em 2005.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Fallece ex presidente de Sudán Jaafar Nimeiri— Reuters, 30 de maio de 2009
- El ex presidente de Sudán, Yafar al Nimeiri, fallece en Jartum— ADN (España), 30 de maio de 2009
- Muere ex presidente sudanés introductor de la ley islámica— SDP Noticias, 31 de maio de 2009
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|