Morre Edward Lorenz, o pai da teoria do caos

Fonte: Wikinotícias
Mandelbrot 1-lambda. Os Fractais são representantes matemáticos de padrões aparentemente complicados mas que podem ser gerados por leis de evolução simples, como previsto pela Teoria do Caos

17 de abril de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na Wikipédia há um artigo sobre Teoria do caos.

Edward Lorenz, o cientista que desenvolveu "a teoria do caos" ao tentar explicar por que é tão difícil fazer previsões meteorológicas, morreu nesta quarta-feira (16), de câncer, em sua casa em Cambridge. A informação é do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Lorenz concebeu o seu modelo na década de 1960, e em 1972 apresentou um estudo intitulado "Previsibilidade: O Bater de Asas de Uma Borboleta no Brasil Desencadeia Um Tornado no Texas?".


'Ao mostrar que certos sistemas determinísticos têm limites formais de previsibilidade, Lorenz colocou o último prego no caixão do universo cartesiano e fomentou o que alguns chamaram de terceira revolução científica do século 20, no encalço da relatividade e da física quântica'

—Kerry Emanuel, professor de Ciência Atmosférica no MIT

Ao anunciar a morte do cientista, sua família disse que, até duas semanas atrás, ele era um entusiasta das caminhadas. Lorenz deixa três filhos e quatro netos.

Fontes