Morre Aleksandr Solzhenitsyn, Nobel de literatura de 1970
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
4 de agosto de 2008
Aleksandr Solzhenitsyn, dissidente e escritor laureado com o prêmio Nobel de Literatura em 1970, morreu aos 89 anos, em Moscou. Sua obra literária mais famosa é “Arquipélago Gulag”, que lhe rendeu muitos prêmios.
O escritor serviu no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas se tornou um dos mais conhecidos dissidentes durante a era Soviética. Preso, prestou trabalhos forçados em Gulag, e dessa experiência surgiram suas maiores obras, "Um Dia na Vida de Ivan Denisovich" e "Arquipélago Gulag". Em 1974, foi expulso da União Soviética, sendo anistiado em 1990. Retornou à Rússia somente em 1994.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- AFP. Morre escritor russo Alexander Solzhenitsyn — Globo.com, 3 de agosto de 2008.
- Escritor Alexander Solzhenitsyn morre aos 89 anos — Agência Estado, 3 de agosto de 2008.
- Alexander Soljenitsin morre com 89 anos — Rádio Clube, 3 de agosto de 2008.
- AFP. Morre Solzhenitsin, o escritor que desafiou a URSS — Google, 3 de agosto de 2008.
- Reuters e Associated Press. Morre Alexander Solzhenitsyn, escritor e dissidente soviético — Folha Online, 3 de agosto de 2008.
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|