Moçambique cai nos ratings financeiros

Fonte: Wikinotícias
Moçambique.

Agência VOA

Escândalo Ematum levanta "questões sobre modelo de governação", diz agência de notação financeira.

12 de julho de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O chamado escândalo Empresa Moçambicana de Atum (Ematum) está agora a afectar a posição de Moçambique nos mercados internacionais.

A agência de notação financeira Standard & Poor's desceu o 'rating' de Moçambique para B-, considerando que a reestruturação do empréstimo da Ematum pelo Governo configura uma dívida que indicia a falência iminente da empresa.

Para esta companhia o problema não se fica pela Ematum (Empresa Moçambicana de Atum), sendo um exemplo da governação.

"As dificuldades financeiras da Ematum, estabelecida em 2013, levantam questões maiores sobre o modelo de governação em Moçambique e a gestão governamental da dívida do setor público", refere a S&P.

Em causa está um empréstimo de cerca de 760 milhões de euros contraído em 2013 no mercado obrigacionista europeu, e cujo pagamento é garantido pelo Estado, e sobre o qual o ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, confirmou que seria o Estado a pagar cerca de 500 milhões de dólares, depois de a empresa ter assumido os restantes 350 milhões.

As contas da Ematum, publicadas em Maio, revelam uma empresa em dificuldades, tendo perdido quase 25 milhões de dólares no ano passado, o que deverá ter influenciado a decisão do Governo de tentar reestruturar a parte da dívida da empresa cujo pagamento cabe ao Estado.

A Standard & Poor's traça um panorama mesmo favorável à economia de Moçambique do que anteriormente afirmando que o país não deverá “exibir um crescimento 'per capita' alto para um país no seu estádio de desenvolvimento" e acrescentando que “os déficites da balança corrente continuam muito altos e os défices orçamentais são significativos”.

Esta é a segunda vez que a agência desce a avaliação que faz do crédito do país, já que em fevereiro tinha descido a avaliação de B+ para B.

Fonte