Moçambique: Dezenas de estrangeiros mortos ou desaparecidos depois de tentativa de fuga de Palma

Fonte: Wikinotícias

29 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Entre 40 a 50 estrangeiros poderão ter sido mortos numa emboscada de rebeldes islâmicos a uma coluna de veículos que tentavam fugir dos arredores da cidade de Palma atacada na quarta-feira, disseram fontes envolvidas no empreendimento de exploração de gás ao largo da província moçambicana de Cabo Delgado.

Outras ligadas ao sistema de segurança disseram que pânico, falta de coordenação e uma decisão “tonta” levaram ao “desastre total” quando rebeldes emboscaram uma coluna de 17 veículos que tentavam fugir de um “acampamento” perto da cidade de Palma na província nortenha de Cabo Delgado atacada por rebeldes islâmicos.

Os números indicados e a actual situação permanecem impossível de confirmar porque as autoridades moçambicanas não fazem qualquer comentário e proibem a ida de jornalistas independentes à zona.

O ataque a Palma ocorreu na Quarta-feira e desde então centenas de pessoas, incluindo estrangeiros, encontravam-se encurralados num hotel em Amarula situado fora da cidade de Palma.

Uma coluna deixou o local na sexta-feira em direcção à praia e foram emboscados. Dos 17 veículos apenas sete chegaram ao seu destino e houve várias vitimas entre os estrangeiros naquilo que foi descrito “um desastre completo”.

Uma fonte disse que nos sete veículos que conseguiram chegar à praia “houve sete mortos confirmados” com alguns feridos.

“Os outros dez veículos nunca conseguiram chegar e presume-se que todos tenham morrido”, disse uma das duas fontes a que a VOA teve acesso.

“Isso é provavelmente entre 40 a 50 expatriados”, acrescentou.

Notícias Relacionadas

Fonte