Moçambique: ataques terroristas deixam 100 escolas fechadas em Cabo Delgado

Fonte: Wikinotícias

24 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Por VOA News

Mais de 100 escolas da província moçambicana de Cabo Delgado não abriram as portas na segunda-feira, 22, dia do início do ano letivo, devido aos ataques terroristas realizados na região.

O porta-voz da Direção Provincial da Educação de Cabo Delgado revelou que “das 940 escolas de diferentes níveis de ensino, na província, apenas 804 vão retomar até este momento”.

O ano letivo presencial em todo o país começou com oito milhões de alunos.

Melchior Patrício garantiu a proteção dos alunos e professores que se fixaram-se “em zonas consideradas seguras”.

Além do fechamento de escolas, Patrício disse que a Direção Provincial de Educação está preocupada com os arquivos que foram destruídos durante os assaltos.

“Perderam-se livros de turma, termos de exames, pautas e cadernetas dos professores”, afirmou Patrício, que ainda citou a destruição de equipamento de informática.

A alternativa, já proposta ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, passa, segundo o porta-voz, pela “criação de grupos especiais compostos por professores e alguns pais e encarregados de educação de forma a tentar recuperar os arquivos perdidos”.

Estatísticas oficiais apontam que os ataques terroristas afetaram mais de 30 mil alunos e cerca de três mil professores na província que tem sido alvo de insurgentes desde 2017.

Dados oficiais apontam para cerca de duas mil mortes e mais de 600 mil pessoas deslocadas devido aos ataques.

Notícias Relacionadas

Fonte