Ministros da UE discutem envio de munição para a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

8 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reuniram-se esta quarta-feira em Estocolmo com a ideia de fornecer mais munições às forças ucranianas.

Falando a repórteres antes da reunião, o ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, incentivou os países do bloco a alocar fundos para o esforço de munições para a Ucrânia, dizendo que isso será útil para a segurança da UE no futuro.

O chefe de política externa europeia, Josep Borrell, disse a repórteres que, além do esforço conjunto para expandir a capacidade da indústria de defesa, os membros da UE devem fornecer rapidamente munições para a Ucrânia a partir de seus estoques atuais em curto prazo.

Borrell disse que enviar o que está disponível agora pode ser feito em questão de semanas. "A questão agora é como fornecer a munição que a Ucrânia precisa para continuar se defendendo", acrescentou.

Bakhmut

O chefe do Grupo Wagner da Rússia, Yevgeni Prighozin, disse na quarta-feira que suas unidades assumiram o controle da cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, na região de Donetsk. A Rússia vem tentando tomar a cidade há meses.

Segundo Prighozin, as forças de Wagner controlavam todos os distritos a leste do rio Bakhmutka, o que equivaleria a metade da cidade.

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse na terça-feira que tomar Bakhmut é importante para lançar mais ofensivas na região.

Os líderes ucranianos expressaram nos últimos dias suas intenções de continuar resistindo em Bakhmut.

Fontes