Ministros da Suécia e Turquia se reúnem para discutir adesão na OTAN

Fonte: Wikinotícias

23 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Bilström, e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, reuniram-se em Ancara, na Turquia, ontem (22) para discutir questões pendentes relacionadas à adesão da Suécia à OTAN.

Em uma coletiva de imprensa conjunta realizada após a reunião, Mevlüt reconheceu que a Suécia tomou medidas para atender às condições estabelecidas no memorando assinado com a Turquia, mas disse que outras ações são necessárias.

Mevlüt enfatizou que as medidas que a Suécia tomou até agora são menos da metade do que haviam prometido originalmente.

Turquia, Suécia e Finlândia concordaram em junho em reprimir grupos antiturcos como o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e forças ligadas à Síria e tomar medidas específicas para extraditar criminosos relacionados, ao mesmo tempo em que suspende a proibição de exportação de armas para a Turquia.

A Finlândia e a Suécia, que eram neutras desde o final da década de 1940, estavam em processo de adesão à OTAN depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

A adesão de ambos os países à OTAN requer a aprovação unânime de 30 Estados membros e está atualmente pendente de aprovação pela Hungria e Turquia.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse no mês passado que a Suécia e a Finlândia ratificariam a adesão à OTAN no início do próximo ano.

Fontes