Ministro das Relações Exteriores da China chega a Vanuatu

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

2 de junho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, chegou a Vanuatu, um país insular no Pacífico Sul, no dia 1º.

O diretor Wang visitou Tonga no dia anterior (31) e assinou vários acordos com o governo tonganês, incluindo gerenciamento de desastres e projetos de melhoria de túmulos reais.

O diretor Wang não conseguiu assinar um acordo de segurança abrangente com 10 países da região do Pacífico Sul em Fiji no dia 30 do mês passado, mas está se concentrando em concluir um acordo bilateral enquanto visita a região.

A visita do diretor Wang ocorre em meio a crescentes preocupações internacionais de que a China esteja buscando garantir recursos regionais com ambições militares.

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse: “Os Estados Unidos e seus aliados e parceiros na região do Pacífico deixaram claras suas preocupações sobre os acordos opacos da China.”

O porta-voz Price também apontou relatos de que a cobertura da mídia da agenda de Wang foi bloqueada ou enfrenta obstáculos significativos.

O diretor Wang está atualmente em turnê por oito países insulares no Pacífico Sul e planeja visitar Papua Nova Guiné e Timor-Leste até o dia 4.

Fontes