Mineradora brasileira Vale pagará danos ambientais e coletivos pelo desastre de Brumadinho
4 de fevereiro de 2021
A quantia de 7.689 milhões de reais (7.100 milhões de dólares) acordou em pagar a empresa de origem brasileira Vale S.A, que serão destinados para reparações no meio ambiente e de forma coletiva por motivo do rompimento da barragem de Brumadinho, na qual a empresa mineradora esteve envolvida e foi a causa do desastre ocorrido, onde lametavelmente fez mais de uma centena de mortos.
O acordo chegou 2 anos do incidente ocorrido, na qual impactou casas que situaram se próximas à barragem e também danificou parte da estrutura das instalações daas instalações da empresa. Foi assinado em conjunto com o governador do estado de Minas Gerais.
Indenizações e reparo ambiental
[editar | editar código-fonte]Foi definido igualmente que a empresa pagará uma inicial de 6.500 milhões de reais (1.200 milhões de dólares) pela recuperação ambiental do local e cobrança de danos que se consideram irreparáveis. Sem contar os danos ecológicos causados por este incidente que contaminou muitos hectares da área e inclui contaminação dos 305 quilômetros do rio Paraopeba.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((es)) Vale pagará por los daños ambientales y colectivos 7
.100 millones de dólares por el desastre de Brumadinho — EFE Verde, 4 de fevereiro de 2021 - ((es)) Brumadinho: Vale pagará unos USD 7
.000 millones por tragedia minera — DW, 4 de fevereiro de 2021
Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Minera brasileña Vale pagará daños ambientales y colectivos por el desastre de Brumadinho", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 7 de fevereiro de 2021. |