Milhares de colombianos saem às ruas para protestar contra a violência das FARC

Fonte: Wikinotícias
A manifestação em Bogotá.

5 de julho de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Milhares de colombianos sairam às ruas nesta quinta-feira (5) para protestar contra a violência praticada pela narcoguerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Segundo a Rádio Caracol e outros jornais locais, a manifestação de proporções inéditas parou o país e reuniu pelo menos 40 milhões de colombianos, das mais diversas profissões e classes sociais: empresários, ambulantes, operários, jornalistas, entre outros.

A marcha dos colombianos pelo fim da violência praticada pela narcoguerrilha aconteceu praticamente em todo o país e no exterior. Os manifestantes usaram apitos e carregaram faixas pelo fim da violência e contra as FARC.

Nas igrejas e na bolsa de valores foi respeitado um minuto de silêncio. A bandeira nacional foi hasteada a meio pau nas embaixadas.

O Presidente Álvaro Uribe fez uma aparição pela manhã em Bogotá na Plaza de Bolívar e disse que se "solidarizava com os familiares das vítimas dos terroristas além de prometer agir com firmeza".

O facto que impulsionou a realização dos protestos dos colombianos contra a violência foi o anúncio feito pelas FARC do assassinato de 11 deputados seqüestrados em 2002. Um dia depois do anúncio o govenador do Valle del Cauca, Angelino Garzón, pediu à população que fizesse um protesto contra a organização marxista.

Durante a manifestação foi feito o pedido para que as FARC devolvam os corpos dos deputados assassinados.

Fontes