Milhões de sobreviventes do terremoto ainda vivem em tendas na Turquia

Fonte: Wikinotícias

13 de abril de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de dois meses após o terremoto de 6 de fevereiro na Turquia e na Síria, que matou mais de 50.000 pessoas, milhões de sobreviventes ainda vivem em tendas com poucas esperanças de voltar para casa em breve.

À medida que as campanhas eleitorais presidenciais da Turquia entram em pleno andamento antes da votação do primeiro turno de 14 de maio, alguns sobreviventes dizem que se sentem esquecidos.

Yunus Emre Yildiz, sua esposa e seus três filhos vivem em uma tenda em um terreno baldio pedregoso em sua cidade natal, Hassa, na província de Hatay. De um lado está uma rodovia movimentada; do outro, o prédio danificado onde a família morava.

A família passou dois meses morando ao ar livre no amargo final do inverno da Turquia.

“Viver em uma barraca não é como morar em uma casa”, disse Yildiz à VOA. "Há dificuldades em morar em uma barraca. Há pedras no chão, está frio, chove."

Rachaduras são visíveis no exterior da casa de Yildiz. Mas ele disse que os danos não são suficientes para qualificar sua família para um lugar em um acampamento melhor equipado para sobreviventes do terremoto, com melhores acomodações, saneamento e assistência social.

Desde o terremoto, a região foi atingida por tremores secundários. Muitas famílias dizem que as crianças temem voltar para casa.

A Presidência de Gerenciamento de Emergências e Desastres da Turquia diz que mais de 2 milhões de sobreviventes do terremoto vivem em tendas. Alguns meios de comunicação locais colocam o número em mais de 2,5 milhões.

O governo turco, junto com as Nações Unidas e outras agências de ajuda, ainda está construindo mais campos permanentes. Ancara diz que deu acomodação para mais de 2,1 milhões de sobreviventes desabrigados em 500 locais.

Johan Karlsson, diretor-gerente da agência de ajuda Better Shelter, que está fornecendo 5.000 abrigos na Turquia e na Síria, disse que é vital que os sobreviventes recebam mais acomodações permanentes.

"As pessoas estão dormindo em seus carros, nas ruas e sob abrigos temporários de entulho. Então, há uma necessidade premente de ter um lugar para ficar. Mas você também tem todo o conforto psicossocial de um abrigo ou casa, em algum lugar onde você pode fechar a porta do mundo lá fora", disse Karlsson à Associated Press.

"Como você pode ver na TV, nas ruas, nos cafés, eles só falam de política", disse Mustafa Ketti, cuja família vive em uma tenda à beira da estrada em Hassa. "Esqueceram-se de tudo. Esqueceram-se do terremoto. Esqueceram-se dos mortos. Esqueceram-se das escolas das crianças. Esqueceram-se da educação. Esqueceram-se do sistema de saúde. Apenas começaram a falar de política", disse à VOA.

Em seu manifesto eleitoral, o governante Partido AK sob o atual presidente Recep Tayyip Erdogan prometeu construir 650.000 novas casas na região, com quase metade concluída no próximo ano.

Enquanto isso, os críticos culpam o governo de Erdogan pelos regulamentos de construção negligentes, que, segundo eles, contribuíram para a destruição generalizada.

Fonte