Irã executou 138 prisioneiros em dezembro de 2024, diz ONG
3 de janeiro de 2025
O Irã executou pelo menos 138 prisioneiros durante dezembro de 2024, número que é 9,5% maior que o de novembro, quando 126 execuções foram registradas, diz a ONG Hengaw, adicionando que "notavelmente, 20% dos executados eram curdos", o que representa 28 pessoas. Quinze dos executados eram cidadãos da Turquia e seis eram mulheres, penalizadas por "assassinato premeditado".
Segundo a ONG, 75 prisioneiros foram executados por acusações relacionadas a drogas, 61 por assassinato e 10 por assalto à mão armada.
A ONG, que acusa o Irã de "violar sistematicamente os direitos humanos em um nível amplo e sistemático", escreveu também que dos executados, "apenas 3 casos foram oficialmente reportados na mídia afiliada ao estado iraniano ou em veículos relacionados ao judiciário" e que "as sentenças de morte de 6 prisioneiros foram executadas secretamente", sem o conhecimento das famílias.
Notícias Relacionadas
[editar | editar código-fonte]- Irã confirma prisão da jornalista italiana Cecilia Sala
- Iraniana vencedora do Nobel da Paz ganha liberdade temporária para tratar câncer
Fontes
[editar | editar código-fonte]- 138 executed in Iranian Prisons during December 2024 — Hengaw, 02 de janeiro de 2025
- Islamic Republic Of Iran Has Executed Nine Afghan Prisoners In One Month — Afghanistan International - Volant Media UK Limited volant media logo, 02 de janeiro de 2025