Microsoft libera código fonte do Windows

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

28 de janeiro de 2006

Em um movimento apontado como uma estratégia para prevenir multas de um processo antitruste arquivado pela Comissão Européia (CE), a Microsoft anunciou que estará liberando porções do código fonte do sistema operacional Windows.

A CE concluiu em março de 2004 que a Microsoft abusou da sua posição no mercado de servidores e aplicativos multimídia e exigiu que ela fornecesse a documentação completa e apurada da interface para permitir que servidores não-Microsoft e computadores pessoais com Windows pudessem ter interoperabilidade completa. A Microsoft reagiu disponibilizando doze mil páginas de documentação técnica e quinhentas horas do suporte técnico, mas, a CE chegou à conclusão que isto não era o bastante.

O código, de acordo com a Microsoft, está sendo liberado com o objetivo de auxiliar desenvolvedores de softwares a entender melhor como desenvolver produtos que interagem com o Windows como se fosse uma "documentação definitiva"; no entanto, não é permitido copiar partes do código-fonte para utilização em outros projetos.

A Comissão Européia ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, os envolvidos no processo afirmam que o código fonte não pode ser considerado como uma "documentação definitiva".

Fontes