McCarthy: legisladores lançarão pedido de impeachment contra Biden

Fonte: Wikinotícias
Joe Biden

13 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy, anunciou na terça-feira que os legisladores lançariam um pedido de impeachment contra o presidente Joe Biden, avançando uma investigação sobre as alegações de que Biden havia se beneficiado dos negócios estrangeiros de seu filho Hunter.

“Essas alegações pintam o quadro de uma cultura de corrupção”, disse McCarthy aos repórteres. “Descobrimos que o presidente Biden mentiu ao povo americano sobre o seu próprio conhecimento dos negócios estrangeiros da sua família. Testemunhas oculares testemunharam que o presidente participou em vários telefonemas e teve múltiplas interações”.

“Os jantares resultaram em carros e milhões de dólares para o filho e os parceiros de negócios de seu filho”, disse McCarthy durante uma coletiva de imprensa. “Sabemos que os registos bancários mostram que quase 20 milhões de dólares em pagamentos foram direcionados aos membros da família Biden e associados através de várias empresas de fachada”.

McCarthy também alegou que Biden usou seu escritório oficial para coordenar esses contatos e recebeu tratamento especial de sua própria administração.

Numa declaração na terça-feira, o deputado democrata Jerry Nadler, membro do Comitê Judiciário da Câmara, disse: “Os republicanos da Câmara não conseguiram articular qualquer acusação específica contra o presidente Biden – porque não têm qualquer base para lançar este inquérito”.

“Seus denunciantes foram desacreditados repetidas vezes. Eles nem sequer começaram a se aproximar do nível elevado de crimes graves e contravenções. E não fizeram nenhum trabalho necessário para convencer o povo americano de que esta façanha é uma boa ideia”, alegou ele.

O porta-voz da Casa Branca, Ian Sams, tuitou: “Os republicanos da Câmara estão investigando o presidente há 9 meses e não encontraram nenhuma evidência de irregularidade”.

Os republicanos detêm uma maioria pequena na Câmara dos Representantes dos EUA, com uma maioria de cinco assentos.

O anúncio do impeachment também cria um confronto entre o Capitólio e a Casa Branca, já que os legisladores devem chegar a um acordo com Biden para manter o governo em funcionamento após o prazo de financiamento de 30 de setembro. A Câmara tem apenas alguns dias úteis para aprovar uma resolução ou arriscar uma paralisação do governo.

Se houver uma paralisação do governo, as comissões da Câmara não poderão trabalhar num inquérito de impeachment. McCarthy propôs a continuação da resolução.

Mesmo que a Câmara aprove o impeachment, é improvável que o Senado, de maioria democrata, o aceite. McConnell afirmou na terça-feira que não tinha aconselhamento sobre o processo.

Fontes