Marinha da Colômbia resgata 14 migrantes à deriva perto da ilha de San Andrés

Fonte: Wikinotícias

22 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Marinha colombiana informou, através de comunicado, que 14 migrantes venezuelanos foram resgatados em águas próximas das ilhas de San Andrés, na Colômbia, quando pretendiam ser transportados para a América Central.

Segundo as autoridades, uma unidade da Guarda Costeira de San Andrés deslocou-se para o local depois do Sistema de Controle de Tráfego e Vigilância Marítima ter detectado uma presença suspeita, a sudeste da ilha.

No local foram encontradas duas pessoas comandando um barco, após os donos fugirem em direção a San Andrés. Lá, abandonaram o barco e os passageiros, “deixando à deriva os 14 migrantes venezuelanos que tinham a bordo”, informou a Marinha.

As autoridades afirmam que duas pessoas ficaram feridas, mas foram tratadas por médicos e depois entregues aos funcionários da Imigração colombiana.

A embarcação, acrescenta o comunicado, não cumpria a regulamentação marítima em vigor nem as condições mínimas de segurança.

A Marinha alertou que chegar à Nicarágua vindo da Colômbia por via marítima é uma nova rota migratória utilizada por migrantes e traficantes de seres humanos.

Fontes