Saltar para o conteúdo

Aikido, o esporte marcial japonês com o qual as mulheres colombianas transformam vidas

Fonte: Wikinotícias
Aikido

13 de março de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um grupo de mulheres colombianas começou a praticar Aikido, arte marcial japonesa que vem ganhando popularidade entre o público feminino. O objetivo da prática desta disciplina é promover ações que contribuam para prevenir e erradicar a violência de gênero.

“Estamos desenvolvendo um programa de prevenção à violência de gênero, então a proposta é fornecer ferramentas para que através do conhecimento do seu corpo e através da união da sua mente e espírito da prática marcial tenham ferramentas que lhes permitam conhecer o seu corpo e idealmente, ser capaz de prevenir qualquer tipo de violência”, disse Luz Jiménez, afiliada da Federação Colombiana de Aikido.

Esta é uma iniciativa da Fundação Internacional Koyamada Colômbia (KIF Colômbia), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Colômbia) e da Federação Colombiana de Aikido (FCA), que buscam quebrar estereótipos através do esporte.

“É importante que as mulheres vivam empoderadas, não vivam com medo, por isso estas ferramentas ajudam-nos a enfrentar esses momentos e a poder reagir da melhor forma”, disse Andrea Jimenez, professora de Aikido.

Fontes[editar | editar código-fonte]