Malawi enfrenta escassez de vacina contra COVID

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades do Malawi dizem que o país está rapidamente ficando sem vacinas contra o coronavírus, já que as infecções confirmadas aumentam para quase 35.000 e 1.200 mortes em uma terceira onda da pandemia. A escassez ocorre poucas semanas depois que Malauí destruiu cerca de 20.000 doses que expiraram, em parte devido à hesitação da vacina.

As autoridades de saúde do Malauí disseram na sexta-feira que fecharam mais da metade dos centros de vacinação do país por causa da escassez e que muitas pessoas foram rejeitadas.

Na capital comercial de Blantyre, todos os centros de vacinação estão fechados.

O Dr. Charles Mwansambo é o Secretário da Saúde do Malawi.

“O Malawi recebeu um total de 512.000 doses; 360.000 eram das instalações da COVAX, 102.000 eram da UA [União Africana] e 50.000 doses eram do governo indiano”, disse Mwansambo. “E enquanto conversamos agora, mais de 93% dessas doses já foram usadas”.

A falta de vacina ocorre apenas um mês depois que Malaui destruiu quase 20.000 doses que haviam expirado em abril - em parte devido à hesitação da vacina.

Mwansambo diz que as autoridades foram forçadas a incinerar as doses para tranquilizar os malauianos de que as vacinas utilizadas eram eficazes.

“A queima foi obviamente lamentável, mas recebemos essas doses muito tarde, elas tinham uma vida útil muito curta”, disse Mwansambo. “Na verdade, estou feliz por termos feito isso porque recuperamos a confiança das pessoas. É por isso que estamos vendo o que estamos vendo agora.”

O Malawi planeja vacinar cerca de 11 milhões de seus 18 milhões de habitantes para obter imunidade coletiva.

Mas apenas cerca de 400.000 malauianos foram vacinados até agora.

O Malawi espera uma doação de 900.000 doses das instalações da COVAX até o final de julho.

Fontes