MTV Brasil deixa ser transmitido em sinal aberto nas parabólicas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Logo da MTV Brasil usada de 2007 até 2012, coincidindo o período em que esteve sinal aberto em antenas parabólicas de 2008 a 2012.

3 de abril de 2012

Brasil — A MTV Brasil (também conhecida apenas MTV) deixou ser sintonizada em canal aberto através das antenas parabólicas no último domingo, dia 1º de abril, que embora pareça ser notícia em pleno dia de "primeiro de abril", o dia da mentira, era verdadeira.

Nesse dia, os proprietários das antenas parabólicas que queriam ver a emissora, se surpreenderam após sintonizar e perceber que ao invés da programação de clipes e programas apresentados pelos VJs conhecidos, tinha programação com sessão de videoclipes e horários alugados com nome de BRZ.

De acordo com a coluna Outro Canal, do jornal Folha de S. Paulo, o canal de propriedade do Grupo Abril, já vinha trocando o sinal das retransmissoras em todo o Brasil desde 15 de março, antes da data de 1º de abril. Segundo o jornal, um dos principais motivos pela saída é o alto custo de transmissão do sinal nas parabólicas, por conta do preço pago pelo espaço no satélite. O canal também não vinha obtendo retorno comercial com essa transmissão, em funcionamento desde 2008.

Comunicado[editar]

A MTV divulgou comunicado, na qual deu motivos pela saída e que o canal musical só estará no ar nas operadoras de TV Paga e em algumas cidades através de afiliadas e que na parabólica fica o novo canal.

No dia 26 de março, a Anatel regulamentou o must carry (resolução 581 da Anatel), com isso os canais abertos serão carregados por todas as operadoras de TV por assinatura. Assim, com a sua distribuição nacional garantida, a MTV decidiu sair da parabólica e criar um novo canal.

MTV Brasil

Reações[editar]

O público pré-adolescente, adolescente (ou jovem) e adultos, entre 12 a 30 anos que possuem antenas parabólicas (por não terem afiliadas, retransmissoras ou emissoras locais em cidades ou municípios), já reagiram negativamente pela saída (sem prévio aviso) da emissora nas parabólicas, pois acontece dias antes da nova atração da emissora, anunciado no mês passado. Desde as primeiras horas que a MTV Brasil ter sido substituída por BRZ, o público já reclama na internet, principalmente pelo Twitter.

Histórico[editar]

Em 2 de setembro de 2008, a MTV Brasil estreou com transmissão em via satélite através em sinal aberto analógico transmitindo às antenas parabólicas na frequência 1140 MHz na Banda L (que também pode ser sintonizado na 4010 MHz na Banda C) em polarização Horizontal (H). Antes disso, a Anatel já havia aprovado a entrada da MTV Brasil na parabólica analógica, sendo assim o Grupo Abril agora já possui autorização para abrir o sinal no satélite StarOne C2.

Na época do lançamento da MTV Brasil nas parabólicas, tinha 18 milhões de residências com antenas parabólicas. Atualmente, o Brasil possui 22 milhões de residências com população estimada em quase 90 milhões de habitantes.

Notícia Relacionada[editar]

Fontes[editar]

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati