Luta Rússia-Ucrânia se transforma em combate corpo a corpo

Fonte: Wikinotícias

6 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Grande parte da invasão de um ano da Rússia na Ucrânia se transformou em combates de infantaria nas regiões orientais do país, disse o Ministério da Defesa britânico no domingo.

Em sua última avaliação, Londres disse: “Evidências recentes sugerem um aumento no combate corpo a corpo na Ucrânia. Isto é provavelmente o resultado do comando russo continuar a insistir na ação ofensiva consistindo em grande parte de infantaria desmontada.”

Enquanto isso, as tropas ucranianas que resistiam em Bakhmut enfrentaram uma pressão crescente das forças russas no sábado, quando os civis receberam ajuda para fugir da cidade sitiada no leste.

Agora é muito perigoso deixar Bakhmut de veículo, disse um representante do exército ucraniano à Associated Press, então os civis agora devem fugir a pé. Soldados ucranianos montaram uma ponte flutuante no sábado para ajudar os civis a chegar à aldeia vizinha de Khromove, disse a AP.

Uma mulher foi morta e dois homens ficaram gravemente feridos enquanto tentavam escapar pela ponte improvisada, segundo as tropas ucranianas que os ajudaram.

As tropas ucranianas destruíram duas pontes importantes nos arredores da cidade, incluindo uma para Chasiv Yar, interrompendo sua última rota de reabastecimento restante, de acordo com oficiais da inteligência militar do Reino Unido e outros analistas ocidentais.

Destruir a ponte pode ser um sinal de que Kiev está se preparando para partir. O Instituto para o Estudo da Guerra disse que, ao derrubar a ponte Chasiv Yar, as tropas ucranianas podem “conduzir uma retirada limitada e controlada de seções particularmente difíceis do leste de Bakhmut”.

Se os combatentes russos capturarem Bakhmut, seria um ganho no campo de batalha após meses de contratempos e poderia permitir que eles cortassem as linhas de abastecimento da Ucrânia e avançassem em direção a outras cidades ucranianas na região de Donetsk.

Fontes