Lula recebe faixa presidencial de representantes da sociedade brasileira; cacique Raoni estava entre eles
1 de janeiro de 2023
Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a faixa presidencial de representantes da sociedade brasileira. Quem deveria ter entregue a faixa, por tradição, é o ex-presidente Jair Bolsonaro, porém ele optou por sair secretamente do país na sexta-feira para, justamente, não participar da cerimônia de posse de seu adversário. Além disso, há rumores, inclusive na imprensa, de que ele tinha medo de ser preso após o fim de seu mandato, às 23h59 de ontem.
Entre os que subiram a rampa com Lula estavam o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigília Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora Aline Sousa, que colocou a faixa no novo presidente, após ela ter passado de mão em mão entre os representantes.
Esta é a primeira vez, desde o que João Figueiredo deixou o cargo, que um presidente se recusa a passar a faixa. Figueiredo foi o último presidente da Ditadura Militar.
Notícias Relacionadas
- Bolsonaro deixa país para não participar de posse de Lula
- Lula é empossado presidente pela terceira vez
Fontes
- Bolsonaro consultou advogados que o aconselharam a sair do país antes de 1º de janeiro — G1, 30 de dezembro de 2022
- Bolsonaro, Figueiredo e Floriano: os presidentes que não passaram a faixa — UOL, 1 de janeiro de 2023
- Lula sobe a rampa do Planalto e recebe faixa presidencial — Agência Brasil, 1 de janeiro de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |