Lula propõe voto secreto para ministros do STF após críticas

Fonte: Wikinotícias

5 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugeriu que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sejam secretos.

“Se eu pudesse dar um conselho, é o seguinte: a sociedade não precisa saber como vota um ministro da Suprema Corte. Acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber. Votou a maioria, 5 a 4, 3 a 2, [não] precisa ninguém saber se foi o [apresentador Marcos] Uchôa que votou, se foi o Camilo [Santana, ministro da Educação] que votou, porque aí cada um que perde fica com raiva, e cada um que ganha fica feliz”, afirmou Lula durante transmissão pela internet.

“Pra gente não criar animosidade, acho que era preciso começar a pensar se não é um jeito da gente mudar o que está acontecendo no Brasil. Porque, do jeito que vai, daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais sair com sua família, porque tem um cara que não gostou da decisão dele. Então é seguinte: paz e amor. É tudo o que esse país precisa”, concluiu o presidente.

Veículos de imprensa brasileiros relembraram um ataque contra o ministro Alexandre de Moraes e sua família na Itália, mas também associaram a fala com críticas pela indicação de Cristiano Zanin ao STF.

Zanin foi advogado de Lula durante a Operação Lava Jato, revertendo a decisão do então juiz Sergio Moro. No entanto, sua atuação no STF é frequentemente criticada por apoiadores do Partido dos Trabalhadores ou eleitores progressistas.

Zanin votou, por exemplo, favorável ao marco temporal que estabelece que indígenas apenas possam reivindicar terras ocupadas até a promulgação da Constituição. Já o governo é contra. Ele também votou contra o porte pessoal de drogas.

Lula deve indicar mais uma pessoa para o STF. Os nomes mais favoráveis para indicação são do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Fontes