Lula participa de encontro da CPLP em Lisboa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

24 de julho de 2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje (24) para Lisboa, Portugal, onde participa de encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

As discussões, que reúnem amanhã (25) chefes de Estado de oito países, não ficarão restritas, no entanto, aos assuntos relacionados à língua comum. Serão tratados também temas como a crise mundial de alimentos e o combate ao HIV/Aids.

Cquote1.png

Representa uma valiosa oportunidade para os presidentes e chefes de governo discutirem meios de fortalecer a presença da língua portuguesa nos nossos países e de fazer da nossa identidade lingüística e cultural, cada vez mais, uma realidade com voz e peso na comunidade internacional

Cquote2.svg
Luiz Inácio Lula da Silva



Em relação à crise de alimentos, o presidente reafirmará o ponto de vista de que a escassez é causada, entre outros fatores, pelo alto preço do petróleo que repercurte no frete e no preço dos fertilizantes.

"A mensagem do presidente é de que é preciso investir, agora, em tecnologia de produção agrícola, armazenagem e distribuição, bem como na produtividade e na agroindústria que gera emprego e renda", afirmou o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

Compõem a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Até agora, três desses países ratificaram o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposto no âmbito da comunidade, entre eles o Brasil e Portugal.


Fontes