Lula chega ao Palácio de Miraflores para encontro com Hugo Chávez

Fonte: Wikinotícias
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez diante do Palácio de Miraflores. Foto: Marcello Casal Jr./Abr

Agência Brasil

27 de junho de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Palácio de Miraflores, na capital venezuelana. Depois de uma cerimônia de boas-vindas, ele tem reunião marcada com o presidente Hugo Chávez, para debater assuntos de interesse dos dois países, especialmente na área energética.

Outro tema a ser tratado é a possibilidade de comercialização de gás natural venezuelano para o Brasil. Lula e Chávez também devem tratar da cooperação industrial e agropecuária e da criação de uma zona de integração na fronteira dos dois países, além, da entrada da Venezuela no Mercosul.

A sociedade entre a Petrobras e estatal venezuelana PDVSA na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, também deve entrar na pauta do encontro, mas é possível que os dois presidentes não cheguem a uma conclusão sobre a estrutura societária do empreendimento.

Ao fim da reunião Lula e Chávez seguem para a sede da PDVSA, a estatal venezuelana de petróleo, onde assinam um acordo para possibilitar a troca de energia entre Brasil e Venezuela. Em seguida os dois almoçam na própria empresa.

Acompanham o presidente o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o ministro de Minas e Energia, Édison Lobão, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o ministro da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Fontes