Lugo é eleito presidente do Paraguai

Fonte: Wikinotícias
O presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, dá entrevista coletiva logo depois da divulgação do resultado. Foto: Antonio Cruz/ABr

21 de abril de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O candidato Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, sigla em espanhol), se proclamou presidente eleito do Paraguai, com base nas pesquisas de boca-de-urna e na apuração dos primeiros 50% dos votos, que lhe dão uma margem de 7 pontos percentuais em relação a Blanca Ovelar, da Associação Nacional Republicana (ANR), o Partido Colorado, fundado em 1887 e que está no poder há mais de 60 anos.

Lugo foi oficialmente declarado vencedor das eleições paraguaias deste domingo, com 40,8% dos votos, contra 30,8% para a candidata do governo, conforme informou o Tribunal Eleitoral do país ainda no domingo. Em terceiro lugar, ficou o ex-general Lino Oviedo, dissidente do Partido Colorado.

Em entrevista coletiva ontem à noite, Lugo afirmou que hoje houve um comportamento exemplar dos cidadãos que foram às urnas. Segundo dados da Justiça Eleitoral, mais de 60% dos eleitores paraguaios compareceram às seções de votação.

Fontes