Luanda: Analistas criticam ausência do presidente em reunião contra grupos armados

Fonte: Wikinotícias

1 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A recente cimeira sobre os Grandes Lagos, em Luanda, exigiu a retirada imediata de todos os grupos armados que actuam no leste da República Democrática do Congo, com destaque para o M-23, mas analistas dizem que a ausência do presidente Paul Kagame é negativa.

Os líderes africanos que participaram neste encontro, que também contou com a participação das Nações Unidas, voltaram a manifestar preocupação pela situação de insegurança na República Democrática do Congo, como resultado das ações dos grupos armados que atuam na região.

Entretanto, esta cimeira voltou a ficar marcada como negativa, devido à ausência do líder de Ruanda, Paul Kagame, acusado de patrocinar a instabilidade na região dos Grandes Lagos, apesar de vários desmentidos sobre o assunto.

Os observadores que acompanharam a cimeira concluíram que a ausência de Paul Kagame traduz a falta de vontade política para contribuir para a pacificação.

Este encontro inter-regional, contou com a presença de mais de cinco lideres africanos, que apelaram à criação de corredores humanitários, no sentido de facilitar a assistência às vítimas deste conflito, segundo o comunicado final.

Fontes