Lançado um polêmico CD para o Dia das Mães no Reino Unido

Fonte: Wikinotícias

Londres, Reino Unido • 22 de março de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A cadeia de supermercados britânica Sainsbury's lançou para o Dia das Mães, comemorado hoje, um CD com canções para fazer tarefas domésticas como possível doação. O CD causou polêmica devido ao caráter sexista da proposta.

O álbum, chamado "101 Housework Songs" (101 Canções Para As Tarefas Domésticas), inclui canções como I Want To Break Free (Quero ser Livre) do Queen, So Happy Together (Somos Felizes Juntos) dos The Turtles e Girls Just Wanna Have Fun (Garotas Só Querem Se Divertir) por Cyndi Lauper. O objetivo do CD, de acordo com Salsbury's, é "varrer com a tristeza da limpeza” e “fazer divertida o trabalho doméstico".

"É uma brincadeira"

"Este compacto é uma piada. O trabalho de casa não é, exatamente, um trabalho para obter prazer. Não é como corrigir os vasos no jardim. É um trabalho emburrecedor repetitivo, cansativo e sobre tudo, invisível. Só se grava apenas quando se faz", explicou ao diário Crítica de la Argentina, a psicóloga Liliana Mizrahi.

“Então, que alguém plantou te levantar o trabalho doméstico é uma brincadeira”, explica Mizrahi. A mensagem é: “Senhora, não somente que você tem a esfregar como um animal, você tem que fazer além de cantar. Sem falar que o irritante que pode ser dupla mensagem: as canções que inclui no compacto são emancipatórias, mas eles são usadas para que a mulher fique em casa abraçando um trapo.”

A escritora Daniela Di Segni, por seu lado, comentou ao diário que é terrível que se considerar o CD como um presente exclusivo para as mulheres. “Isso mesmo, a proposta passa voltar sexista e estúpida”. Além disso, acrescenta: “Da pauta de que nada mudou muito. A diferença entre os produtos destinados para as mulheres antes e os de agora é que antes as mulheres eram recatadas e pousaram pela publicidade com pedacinho branco. Agora, em mudança, são fracas e sexies. Mas estão ao mesmo lugar de sempre”.

As nove músicas de reclamação ao Sainsbury's

A blogger do diário Times Jennifer Howze, e o site Web promoção e do site Mumsrock.com responderam a promoção da cadeia e publicaram As nove músicas para escutar enquanto eu escrevo uma carta de reclamação à Sainsbury's. Escolheram temas como Independent Woman (Mulher Independente) de Destiny's Child e Respect (Respeito) de Aretha Franklin.

“Poderiam haver tratado endossar a nossos maridos muitos outros mais baratos que tampouco queremos, e não havíamos enojado tanto; mas não o tenham direito, assim que, como represária, enviamos nossa própria coleção", afirmou Howze em seu blog.

Fontes