Lago Guaíba atinge maior nível em 82 anos e alaga ruas de Porto Alegre

Fonte: Wikinotícias

27 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vista do Guaíba (imagem meramente ilustrativa)

O lago Guaíba, que banha parte de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, atingiu 3,17 metros no Cais Mauá hoje, o maior nível desde 1941. A cota de inundação é de 3 metros. "Porto Alegre viu pela primeira vez desde 1967 o Guaíba transbordar no Centro na maior enchente desde a catástrofe de 1941", reportou a Metsul.

Houve alagamentos em diversas partes da cidade e ao menos quatro bloqueios totais de ruas, na avenida Nossa Sra. da Boa Viagem, na avenida Presidente Vargas, na avenida Guaíba com a rua Dea Coufal e na rua dos Guenoas com a Jacipuias.

Há dois dias o prefeito Sebastião Mello havia decretado o fechamento de parte das comportas e hoje o DMAE reforçou todas elas com com cerca de 190 toneladas de areia. Quando assumiu a prefeitura, Mello chegou a fazer campanha em favor da derrubada do chamado Muro da Mauá, construído, justamente, para evitar uma grande enchente em Porto Alegre, como a de 1941. A ideia causou e causa polêmica até hoje.

A preocupação maior agora é com os moradores das Ilhas da Pintada, das Flores, dos Marinheiros e do Pavão, cuja população ribeirinha é vulnerável às enchentes do Guaíba. De acordo com a prefeitura, centros provisórios de acolhimento já estão à disposição.

A cheia foi causada pelas chuvas fortes e frequentes no estado nas últimas três semanas, já que diversos rios desaguam em outros rios que, por sua vez, desaguam no Guaíba, e pelas precipitações ontem e hoje devido à passagem de uma área de baixa pressão que atuou principalmente na Região Metropolitana e na Serra Gaúcha e que se transformou num ciclone sobre o mar. Além disto, o vento sul empurra e represa as águas do lago, que acabam avançando sobre a orla.

Notícias Relacionadas

Fontes