López Obrador diz que Pedro Castillo pediu asilo no México

Fonte: Wikinotícias

8 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, assegurou que o ex-presidente do Peru, Pedro Castillo, havia pedido asilo político ao seu governo, após anunciar a dissolução do Congresso.

“Ele ia pedir asilo… Procurei o Marcelo Ebrard e informei, e mandei ele falar com o embaixador e abrir a porta da Embaixada, seguindo a nossa tradição asilar, mas logo depois eles tomaram a Embaixada com policiais e também cidadãos", disse López Obrador na quinta-feira em sua coletiva de imprensa matinal.

O chefe de Estado mexicano também disse que o ex-presidente peruano "foi vítima de assédio, de confronto" e pediu que seus direitos sejam respeitados.

“Uma vez ele me disse que quando ele passava por Lima, havia senhoras que faziam isso quando ele passava, tapavam o nariz. Muito ofensivo. Sofremos com esse racismo que não deve ser permitido", acrescentou o presidente.

Pedro Castillo, que tentou instalar um "governo de exceção", foi acusado de incapacidade moral para governar, além de estar sendo investigado pelo crime de formação de quadrilha e rebelião.

Fontes