Líder norte-coreano Kim Jong-un se encontra com Vladimir Putin

Fonte: Wikinotícias
Kim e Putin

13 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se quarta-feira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Kim prometeu o seu “apoio total e incondicional” a “todas as decisões” de Putin, numa aparente referência à invasão da Rússia contra a Ucrânia, enquanto os dois líderes mantinham conversações no Cosmódromo de Vostochny, na região de Amur, no extremo leste da Rússia, perto da fronteira chinesa.

A reunião ocorreu no momento em que relatos da mídia afirmam que a Rússia espera receber projéteis de artilharia norte-coreanos para uso na Ucrânia, enquanto Pyongyang parece querer tecnologia avançada para seus satélites e submarinos com propulsão nuclear, bem como assistência alimentar de Moscou.

“Precisamos discutir as questões de cooperação econômica e questões humanitárias, bem como a situação na região”, disse Putin a Kim.

Quando questionado pelos repórteres se a Rússia ajudaria a Coreia do Norte a construir satélites, Putin disse: “É por isso que viemos aqui. O líder da RPDC demonstra grande interesse na engenharia de foguetes; eles também estão tentando desenvolver o espaço.”

RPDC refere-se ao nome oficial da Coreia do Norte, República Popular Democrática da Coreia.

Durante a visita de Kim à Rússia na quarta-feira, a Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos de curto alcance para o mar, ao largo da sua costa oriental. Os militares da Coreia do Sul disseram que os mísseis foram lançados de perto de Pyongyang e voaram cerca de 650 quilômetros.

As autoridades sul-coreanas disseram que estavam monitorando de perto o primeiro encontro entre Kim e Putin em quatro anos.

Fontes

‎‎