Líder grego deve conversar com Biden sobre Turquia e energia

Fonte: Wikinotícias

16 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis voa para Washington para conversar com o presidente Joe Biden na segunda-feira, a primeira desde que o líder dos EUA assumiu o cargo. Espera-se que Mitsotakis discuta a Turquia e os esforços para aliviar as tensões crescentes entre os dois países e os aliados da OTAN. Mas, à medida que o conflito na Ucrânia se intensifica, as negociações também se concentrarão nos esforços para transformar a Grécia em um portal de energia da UE, diminuindo a dependência do gás e do petróleo russos.

O momento da visita de Kyriakos Mitsotakis a Washington é crucial, dizem autoridades gregas.

As relações entre a Turquia e a Grécia estão tensas, e Mitsotakis não perderá tempo, dizem seus assessores, ao citar o que eles chamam de “provocações repetidas” que a Turquia vem travando nas últimas semanas… – violações que podem desencadear conflitos entre os dois lados e maior instabilidade no cenário já conturbado da Europa.

Mas, em vez de apenas reclamar, funcionários do governo grego, como Kostis Hadzidakis, dizem que Mitsotakis tem algumas ofertas de interesse para os EUA.

“Não queremos ir lá choramingando, reclamando e implorando por uma ação a nosso favor”, diz ele. "Queremos mostrar a Grécia como um aliado credível e confiável", disse ele.

Na frente de defesa, Mitsotakis planeja oferecer assistência grega na construção de aviões de guerra F-35 – um projeto do qual seu vizinho rival, a Turquia, já fez parte. No entanto, em 2019, Ancara foi destituída depois de concordar em comprar de Moscou um sistema russo de mísseis terra-ar – uma grave violação das regras da OTAN.

Com Turquiaa Turquia também levantando objeções à adesão da Finlândia e da Suécia à Otan, esse incentivo, dizem especialistas em Atenas, pode ser atraente para os interesses dos EUA.

Ainda não está claro, no entanto, se ele vai avançar.

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, estará em Washington um dia depois de Mitsotakis, e como o líder grego se dirigirá ao Congresso pela primeira vez, a autoridade turca se reunirá com seu colega americano para discutir detalhes da oferta de Ancara de comprar 40 novos aviões F. -16 aeronaves.

No domingo, véspera da reunião de Mitsotakis na Casa Branca, o governo Biden pediu ao Congresso que aprovasse a venda de armas e atualizações de equipamentos para a frota turca de caças F-16 fabricados nos EUA, um sinal de descongelamento das relações entre os aliados da OTAN como o A guerra russa na Ucrânia se arrasta.

O desenvolvimento deixa a Grécia para jogar a cartada da energia, dizem os especialistas, apelando aos interesses dos EUA em um clima que diplomatas como George Koumoutsakos chamam de geopolítica em rápida mudança à medida que o conflito na Ucrânia continua.

“Tudo está mudando em nossa região”, disse Koumoutsakos. “Um novo equilíbrio de poderes surgirá claramente com o fim do conflito na Ucrânia. E a questão é onde a Grécia quer estar: do lado dos poderosos e com um upgrade na região maior?”

Em um projeto lucrativo, a Grécia planeja terminar a construção de um gasoduto para a Bulgária que acabará com o monopólio de gás da Rússia lá e para o resto do sudeste da Europa.

A importância do chamado Interconector Grécia-Bulgária, ou IGB, é que em breve poderá se tornar um canal chave que suplantará o gás russo nos Balcãs, com gás natural liquefeito, conhecido como GNL, dos EUA, Catar, Egito e outros lugares.

Instalações flutuantes de armazenamento de GNL também estão sendo construídas na região de Alexandroupolis, no norte da Grécia, potencialmente dando à Grécia a oportunidade de transformar o país em um importante portal de GNL para o sudeste da Europa e além.

Uma vez concluído, o projeto de energia pode reduzir a dependência da energia russa e dos projetos do presidente russo Vladimir Putin – para usar a energia no que os analistas chamam de “jogo geopolítico arriscado”.

Fontes