Líder da Coréia do Norte, Kim Jong Il teria sofrido "grave" AVC, dizem reportagens

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

11 de setembro de 2008

Estados Unidos


Oficiais anônimos dos Estados Unidos afirmam que o líder da Coréia do Norte, Kim Jong Il, pode ter sofrido um "grave" AVC (acidente vascular cerebral). Os oficiais afirmam que os rumores sobre sua doença começou a espalhar-se depois de ter deixado aparecer no 60º aniversário da nação emprestou credibilidade, o desfile militar anual.

"Não há razão para acreditar Kim Jong Il sofreu um grave revés saúde, possivelmente um acidente vascular cerebral", disse um oficial anônimo dos Estados Unidos, que acrescentou também pode ter tido o acidente vascular cerebral há cerca de duas semanas. O oficial também afirmou que sua vida não estava em perigo iminente.

Esses relatórios foram negados por oficiais, incluindo os vice-líder e chefe de Estado cerimonial Kim Yong-nam, que disse ao Kyodo News do Japão franqueza: "não há problemas".

Os rumores de saúde do Kim começaram a espalhar em agosto, mas o oficial disse que sua incapacidade para assistir o desfile é uma má idéia de como é sua condição. Chosun Ilbo, um jornal da Coréia do Sul reportou primeira vez em agosto que um diplomata anônimo em Pequim, China disse Kim teve colapso em 22 de agosto. Segundo a BBC, um oficial sul-coreano disse à agência Yonhap News Agency que o Kim teve o "colapso", enquanto que um oficial norte-coreano cita dizendo que as reportagens são "lixo". Não houve qualquer confirmação oficial por um ou outro desses relatórios dos governos do sul ou norte-coreano. Kim participou das últimas 10 paradas para a nação militar ou outros eventos militares.


Fontes