Kerry espera progressos nas próximas negociações sobre programa nuclear do Irã

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

12 de janeiro de 2015

Irão

O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, disse hoje (12) que espera progressos nas negociações sobre o programa nuclear do Irã durante as próximas conversações com o colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, quarta-feira (14) em Genebra, Suíça. Em entrevista coletiva na Índia, Kerry afirmou que "acelerar o processo para obter mais progressos”.

As grandes potências e o Irã querem alcançar até 1º de julho um acordo global sobre o controverso programa nuclear de Teerã. As grandes potências exigem que Teerã reduza seu arsenal nuclear, para impedir o regime islâmico de produzir uma bomba atômica. O Irã garante que seu programa é pacífico, reivindica o direito a um programa nuclear civil completo e exige o levantamento das sanções econômicas ocidentais.

No final de novembro de 2013, o Irã e o Grupo 5+1 (formado pelos Estados Unidos, a Rússia, China, França, o Reino Unido e a Alemanha) assinaram acordo intermediário, que levou à suspensão de uma parte das atividades nucleares de Teerã, em troca de um levantamento parcial das sanções ocidentais.

O objetivo era preparar a assinatura de um acordo global sobre o programa nuclear de Teerã, suspeito para os ocidentais de esconder um programa militar. Um ano depois, ao fim de uma semana de difíceis negociações, interrompidas em Viena, as duas partes não conseguiram concluir um acordo definitivo e decidiram prolongar as conversações até 1º de julho.

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com