Saltar para o conteúdo

Kamala Harris garante oficialmente a nomeação democrata para a presidência dos EUA

Fonte: Wikinotícias

2 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, garantiu esta sexta-feira o número necessário de votos dos delegados do seu partido para garantir a nomeação democrata para presidente.

O presidente da Convenção Nacional Democrata, Jaime Harrison, disse em um evento virtual com apoiadores que Harris obteve votos suficientes para torná-la oficial como candidata do partido.

“Estou muito orgulhoso de confirmar que a vice-presidente [Kamala] Harris recebeu mais do que a maioria dos votos de todos os delegados da convenção e será a candidata do Partido Democrata após o encerramento da votação na segunda-feira”, disse Harrison.

Harris, por sua vez, disse que aceitará oficialmente a indicação na próxima semana. “Estou honrada por ser a candidata democrata à presidência dos Estados Unidos”, escreveu ela nas redes sociais na sexta-feira.

Os delegados democratas iniciaram na quinta-feira uma votação virtual de cinco dias para escolher o candidato presidencial oficial do seu partido, após a saída de Joe Biden da corrida à reeleição.

A nomeação formal deverá ser finalizada em 7 de agosto, embora a convenção do partido em Chicago só esteja programada para começar nas próximas duas semanas. Autoridades democratas disseram que o cronograma acelerado era necessário por causa do prazo final de 7 de agosto para garantir que os candidatos aparecessem nas urnas de Ohio.

Qualquer delegado que queira votar em alguém que não seja Harris será contado como “presente”.

Os democratas ainda planejam uma votação nominal estado por estado durante a convenção, a forma tradicional como um candidato é escolhido. No entanto, isso será puramente cerimonial devido à votação online.

Antes da votação, os delegados expressaram o seu apoio a Harris, que recebeu o endosso de Biden para substituí-lo como candidata. Os quase 4.000 activistas e políticos democratas foram eleitos em primárias e caucuses estado a estado no início deste ano.

Harris é a primeira mulher negra e do sul da Ásia a ganhar a indicação presidencial de um grande partido dos EUA.