Justiça britânica bloqueia cerca de US$ 46 milhões a pedido do Ministério da Justiça

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

26 de setembro de 2008

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Justiça britânica bloqueou aproximadamente US$ 46 milhões que, de acordo com o Ministério da Justiça brasileiro, referem-se a dinheiro investigado durante a Operação Satiagraha. O bloqueio do dinheiro foi feito a título de cooperação jurídica internacional, solicitada pelo Ministério da Justiça.

Para atender a solicitação das autoridades brasileiras, a Justiça britânica não chegou a ouvir as partes envolvidas no processo. Decidiu de pronto atender o pedido de bloqueio originado das investigações que estão sendo realizadas pelo Ministério Público Federal.

O dinheiro seria movimentado pelo Banco Opportunity, mas o Ministério da Justiça ainda não divulgou a quem pertencia. A Operação Satiagraha foi deflagrada pela Polícia Federal em 8 de julho de 2008. As investigações começaram ainda em 2004, após a Operação Chacal, que também indiciou o banqueiro Daniel Dantas por espionagem.

De acordo com o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, que coordenou os trabalhos da Polícia Federal, a compra da Brasil Telecom pela Oi também foi alvo da investigação.

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas, da Câmara dos Deputados, o delegado afirmou que a Operação Satiagraha também investigou possível união das duas empresas.

Fontes[editar | editar código-fonte]