Jornalistas no México exigem ação após assassinatos recentes

Fonte: Wikinotícias

21 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O assassinato de dois jornalistas em uma semana no México renovou os apelos por melhor proteção para a comunidade de mídia do país.

O ataque mais recente ocorreu no sábado em Acapulco, estado de Guerrero, quando Nelson Matus, diretor do site de notícias Guerrero Lo Real, foi morto a tiros do lado de fora de uma loja.

No sábado anterior, o corpo do jornalista desaparecido Luis Martín Sánchez foi encontrado em Tepic, capital do estado de Nayarit.

A promotoria disse que o corpo de Sánchez, que trabalhava para o jornal La Jornada, no estado costeiro de Nayarit, apresentava “sinais de violência” e que duas marcas manuscritas foram deixadas ao lado do corpo.

As autoridades não disseram o que estava escrito nas placas.

O México é o país mais mortal para jornalistas fora de uma zona de guerra, com 13 mortos por seu trabalho em 2022 e cinco mortos até agora este ano, segundo organizações de mídia.

O país conta com um mecanismo de proteção e uma promotoria especial para investigar ataques à mídia. Mas os repórteres dizem que essas medidas nem sempre são suficientes.

Notícia relacionada

Fontes